terça-feira, 20 de abril de 2010

Arrepender-se



O arrependimento pode ser educativo, mas pode ter efeito contrário, causar imobilidade diante das coisas que precisamos fazer. Muitas vezes, diante das várias escolhas que fazemos durante nossa vida, vem o momento que sofremos as conseqüências dessas opções, e aí aparece o arrependimento. Coisas que se fez e poderia ter sido feito de outra forma, ou coisas que se deixou de fazer. Enfim, escolhas erradas, momentos errados, situações que não voltam e a certeza de terem ficado incorrigíveis e irrecuperáveis. De uns tempos para cá, tenho pensado muito nisso. É bem difícil admitir os erros. Sempre pensei que esse fosse o primeiro passo para buscar outro caminho, tentar modificar algumas coisas, mas comigo foi diferente. Me paralisou, agora fico só observando. Talvez, porque sempre acreditei numa vida muito perfeita, de contos de fadas mesmo, tipo as famílias de comercial de margarina que aparecem na TV. Tudo tão harmonizado, feliz e colorido. A realidade é diferente. Na teoria sempre soube disso, mas sentia como se fosse possível, como se as pessoas pudessem viver todo o tempo assim. Aprendi que em alguns momentos é possível, acontece... Mas apenas por alguns momentos.

3 comentários:

  1. As vezes paro e penso muito sobre arrependimento também. Vejo que me arrependi de muitas coisas que fiz até hoje e não ganhei nada com isso. Decidi agora apenas me arrepender das coisas que deixo de fazer.

    ResponderExcluir
  2. Eu também paro e penso sobre esta palavra, arrependimento. Penso que poderia ser mais esperta, mais egoísta...mas não. Foi a minha ingenuidade e bondade que fizeram em certas coisas me arrepender. Se pensar de outro modo talvez não, né? Tudo é aprendizado. " A gente aprende"! Só não me arrependo de ter dito palavras de amor e afeto a quem eu amei e amo. Acho que é válido verbalizar. Temos só esta vida para dizer. Mas do resto... Arrependimento dá prosa!

    ResponderExcluir
  3. Antigamente eu me arrependia muita das coisas,mas com o tempo fui aprendendo que não vale de nada isso,o que aconteceu,aconteceu,não dá pra mudar e hoje por mais errado que dê alguma,eu sempre aprendo algo novo.
    Bjs!

    ResponderExcluir