quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Buen Camino!!


Em junho de 2009 fiz o Caminho de Santiago de Compostela. O caminho francês, uma das rotas mais longas e bonitas. O ponto de partida foi Saint Jean-Piet-de-Port.  Foram aproximadamente 800km de caminhada, uma média de 25km por dia, durante 35 dias.

Situada abaixo da Via Láctea, Santiago de Compostela tem uma localização geográfica privilegiada, por ser um dos pontos de maior energia e vibração da Terra. Uma região muito rica em mitos e lendas, de milagres e crenças. A Galícia, aonde ela se situa, foi terra da civilização Celta - uma das primeiras no mundo a dominar a arte da magia e do ocultismo. Na Idade Média essa região (assim como uma parte da Irlanda) foi eleita por bruxas e druidas como local preferido para habitar e desenvolver a sua arte.

Durante o Caminho, se vivencia uma sensação de plenitude e bem estar constantes, que transcende a qualquer explicação racional ou científica imaginável. Sabe-se que, dentre outras coisas, esta sensação de permanente satisfação é decorrente do nível elevado de endorfina endógena liberada em nossa circulação, que faz com que o ato de caminhar seja sempre prazeroso, apesar de toda a dificuldade e sofrimento enfrentados.

Estar afastado de todos os problemas de ordem pessoal ou profissional, em contato próximo e direto com uma natureza bonita e diversificada, com uma cultura diferente e atraente, e pelo fato de se caminhar grande parte do tempo de forma solitária, faz com que cada um de nós entre em introspecção; passe a comungar com outros canais que extrapolam a nossa vontade ou consciência. Funciona quase que como uma auto-análise existencial.  Nesse processo ri e chorei, vivi uma oscilação de sentimentos intensos - momentos de imensa alegria e uma paz indescritível, ao lado de momentos de tristeza e dor.
Nesse mês que passei caminhando pelo interior da Espanha, com certeza percorri o caminho dos meus valores, subi as colinas dos meus medos, visitei os vales dos meus sonhos. Uma viagem diferente de todas que fiz antes, descobri muitas coisas sobre eu mesma que não sabia.

Fazer o Caminho de Santiago implica em se estar envolvido por uma atmosfera de compromisso, de solidariedade, de resignação, de coragem, de determinação e de respeito ao próximo e à natureza. Enfim, de se deixar envolver por sentimentos de fraternidade e se despojar do individualismo,  de sentimentos de egoísmo e intolerância, que possam estar presentes em nossos corações.

Uma vivência impossível de descrever e completamente inesquecível.

“O que e memória amou fica eterno."

8 comentários:

  1. Eu fiz um post recente em meu blog falando sobre minha vontade em fazer esse caminho. Preciso de um pouco de paz de espírito e acho que caminhando por esse lugar, posso encontrar.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é uma experiência única e inesquecível esse tipo de passeio.Também tenho muita vontade de fazer o Caminho de Santiago de Compostela.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Voltei rsrsrs,tem um selinho pra vc no meu blog.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Tem um selo de presente pra você lá no blog. Depois passa lá pra pegar. Um abraço grande.

    ResponderExcluir
  5. Se vcs tem vontade de fazer o caminho não deixem de fazer!! É cansativo, dificil e maravilhoso!! Obrigada pelos selos, beijosss.

    ResponderExcluir
  6. Este caminho pertence às minhas memórias, enfim, as minhas lembranças de um dia poder partilhar o que tanto rezei. Apesar de o-di-ar caminhar acredito (veementemente) que esta caminhada tem ouro brilho; outro sentindo. Falo daquele “sentido espiritual” que depois de uma certa idade buscamos para explicar tantas interrogação não reveladas no percurso de nossas vidas. Um dia farei esta caminhada amiga! Deixa eu sonhar rsrs O que me veio a minha lembrança ao ler teu relato foi exatamente naquela momento que buscastes. Da oportunidade irrecusável e do prazo irremediável. Era para ir e ponto. E tu destes muitos pontos, né amiga? Aliás, não só pontos como passastes a régua! Esta é a Sônia que eu admiro! Valeu por um batalhão infindável de enredos e questionamentos. E para mim, perto e no real presente, veio aquilo que te pedi cair por terra em meu coração: a carta. Sim... aquela carta... A mesma carta que deixei para aquele “primo" de Santiago! Ambos atenderam; concederam. Um pedido de doze meses. Um acerto com final feliz ou infeliz(dependendo da ótica) que tanto me afligia. Li este post e lembrei: MEU PEDIDO FOI ACEITO. MEU PEDIDO ACONTECEU...

    ResponderExcluir
  7. Fabinha é verdade!! Uma viagem com um sentido completamente diferente, uma viagem para o meu interior em busca de muitas respostas. Não esclareci todas...risss. Mas, muitas foram reveladas e a carta ...Teu pedido atendido!! A resposta está aí, né amigaa!! Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Vou te dar a maior força quando puderes fazer o Caminho de Santiago Fabinha. Pode até que faça de novo contigo, já pensou?? BEijossss

    ResponderExcluir