segunda-feira, 1 de março de 2010

Seres humanos?!


Se por um lado os animais se ajustam à natureza para poderem sobreviver, os homens, diante dos desafios da sobrevivência, adaptam a natureza a si. A capacidade de pensar, nos distingue dos outros seres vivos e proporcionou ao homem uma superioridade sem limites.

Vou citar apenas um dos limites que o homem já deveria ter aprendido a respeitar no decorrer de tantos desastres. Trata-se do caso da orca que matou a treinadora na Flórida. Esse fato demonstra como é equivocada essa prática e quanto deveria ter sido extinta de nossas diversões.

Enquanto a baleia deveria ser mantida no seu habitat, é colocada num tanque, em cativeiro; fazendo malabarismos para divertir turistas. Isso não é natural. Como não esperar que um dia esse animal termine atacando alguém? Não dá para acreditar que não passe isso na cabeça das pessoas! Depois desse fato, o animal é tido como assassino, agressivo, malvado, etc. Mas, como culpá-lo? Ele age por  instinto, não raciocina como nós, humanos e seres superiores.

Ambos são vítimas de uma cultura baseada no poder, na submissão do mais fraco ao mais forte, visível na historia da humanidade por condutas como a destruição de civilizações,  exterminio de raças (índios), escravidão dos negros, e tantas outras.  Domesticar animais selvagens, a meu ver, reflete o mesmo sentimento de superioridade do ser humano. 

A treinadora foi vítima de uma conduta infeliz da nossa cultura, onde o homem - por acreditar-se superior, capaz de dominar o mundo - submete pessoas e animais ao sofrimento e morte.

2 comentários:

  1. Pra que futucar o que não se conhece?
    Para que serve tantas experiências?
    Aonde vai este limite em respeito ao Reino Animal?
    Para o homem não existe. Existe sim sempre a possibilidade de ir além, de achar que pode, que deve. Não medem consequências...apenas apreciam experimentar, mexer, caçar e fazer destes inocentes animais, como 'tamagóches' de suas vaidades. Principalmente a vaidade financeira.
    A ira vem por pequenas atitudes destes animais, por 'pequenas ondulações' que a terra urra e geme... Vem os terremotos, os tsunamis, os vulcões sindicalizando suas insônias e a depredação surreal do ecossistema. Respeito que é bom, neca-qui-tibiriba!

    ResponderExcluir
  2. Sim Fabinha!!! Adorei teu comentário!!!
    Beijos

    ResponderExcluir